Foto: Reprodução (Internet)
Uma ponte entre os Estados do Maranhão e Tocantins desabou neste domingo (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água com o desabamento e uma pessoa morreu.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O caso aconteceu entre as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. A ponte é uma ligação importante entre os dois Estados e passa sobre o Rio Tocantins. Um vereador registrava as condições da ponte no exato momento que a estrutura começou a desabar. No vídeo, é possível ver caminhões, motos e carros ainda sobre a ponte. Veja o vídeo:
De acordo com a PRF, as informações iniciais apontam que três caminhões estavam sobre a ponte no momento do colapso. Uma jovem de 25 anos foi encontrada morta, e outras duas foram socorridas e encaminhadas a um hospital da região – outras cinco pessoas estão desaparecidas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu o que motivou o desabamento. A causa ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão.
#AlertaDNIT: atenção usuários para interdição total na BR-226/TO, na ponte sobre o Rio Tocantins. O vão central da ponte que liga as cidades de Estreito/MA e de Aguiarnópolis/TO, cedeu nesta tarde (22). Confira as rotas alternativas: https://t.co/Fqvti2ZP3s
— DNIT (@DNIToficial) December 22, 2024
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, fez um pronunciamento em suas redes sociais, falando que está em contato com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a que pediu a decretação de estado emergência para a reconstrução da ponte. Confira o vídeo:
Já conversei com o Ministro dos Transportes, @RenanFilho_ , e com o governador do Maranhão, @carlosbrandaoma. Estamos unidos no apoio ao resgate das vítimas.🙏🏻 pic.twitter.com/wwxBxskCK9
— Wanderlei Barbosa (@WanderleiTO) December 22, 2024
Já o governador do Maranhão, Carlos Brandão, lamentou pelas vítimas do colapso na ponte e confirmou que, até o momento, há um óbito confirmado. Afirmou ainda que o governo segue prestando auxilio às vitimas. Veja o comunicado:
As equipes do nosso @governoma seguem oferecendo todo o suporte necessário aos técnicos do governo federal, para garantir o socorro e contornar os transtornos causados pela interrupção da via. pic.twitter.com/QCjLLF4wcd
— Carlos Brandão 🇧🇷 (@carlosbrandaoma) December 22, 2024